[:pb]Palestina inaugura sede da embaixada em Brasília[:]

[:pb]

Emb.Palestina

 A missão diplomática da Palestina já está operando em novo endereço desde 02 de fevereiro quando o embaixador Ibrahim Alzeben abriu as portas da embaixada para autoridades e amigos.  A solenidade de inauguração começou com o hasteamento da bandeira da palestina. Bastante emocionado Ibrahim agradeceu a cada um que apoiou a construção da nova sede da embaixada; familiares, servidores, amigos e compatriotas.

            EmbPalestina8“Este foi um trabalho coletivo, de dedicação, é a conclusão de um sonho meu e que foi também dos colegas que me antecederam nesta missão nas últimas quatro décadas. Espero que seja o começo de uma nova etapa nas relações entre o Brasil e a Palestina, que sejam mais próximas e diversas. E desejo que o Brasil construa sua embaixada na Palestina, em Jerusalém”, disse Ibrahim em referência a um terreno doado em abril de 2015 pelo presidente de Autoridade Palestina, Mahmoud Abbas.

 

EmbPalestina1            Para o subsecretário-geral de Assuntos Políticos para a África e o Oriente Médio do Itamaraty, Fernando Abreu, a embaixada é “um testemunho das fortes relações entre Brasil e Palestina”. Ele recordou que a “amizade” entre os dois países começou em 1975 e que, em 2010, o Brasil reconheceu o Estado Palestino. A partir de então, a Delegação Especial da Palestina passou a ser reconhecida como uma embaixada.

            Acordo comercial – “O Brasil foi um dos primeiros a reconhecer o Estado da Palestina e foi, então, seguido pelos outros países latino-americanos”, lembrou o diretor-geral da Câmara Árabe, Michel Alaby, presente à cerimônia. Para ele, agora, dever-se-ia dar outro passo importante; a aprovação, pelos países do Mercosul,  do acordo de livre-comércio assinado em 2011, com a Palestina.

EmbPalestina5

            A diretora do Departamento do Oriente Médio, Lígia Maria Scherer, os embaixadores e encarregados de negócios dos países árabes e o embaixador da Liga Árabe no Brasil, Nacer Alem também participaram da cerimônia. Esteve presente ainda a integrante da Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional na Câmara dos Deputados, Jô Moraes (PC do B – MG) Durante a festa de inauguração, os Dragões da Independência, tocaram os hinos do Brasil e da Palestina.

            Sede– A embaixada da Palestina fica no Setor de Embaixadas Norte, em frente à PGJM – Procuradoria Geral da Justiça Militar, em um terreno de 15,6 mil metros quadrados cedidos, há cinco anos, pelo governo brasileiro, como é praxe com todas as representações diplomáticas. A obra foi projetada pelo arquiteto Ibrahim Ayyash, falecido no ano passado. De acordo com o embaixador Alzeben, o desenho arquitetônico do prédio teve inspiração nas técnicas tradicionais do território palestino.

Serviço

Embaixada do Estado da Palestina no Brasil

Setor de Embaixadas Norte – Lote 46

Brasilia – Distrito Federal

CEP: 70800-400

Telefone: (61) 3248-4760

http://www.anba.com.br/noticia/21870372/diplomacia/palestina-tem-nova-embaixada-em-brasilia/

[:]