Publicação da ONU Brasil visa fortalecer programas com base na Agenda 2030

Colaborar com a construção e implementação de planos de governo comprometidos com a Agenda 2030 no país é a proposta da publicação “Articulando os Programas de Governo com a Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável”, lançada pelo Sistema ONU no Brasil.

O documento, uma adaptação à realidade brasileira da versão originalmente produzida pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) da Costa Rica, apresenta sugestões de ações e iniciativas sobre como organizações políticas e cidadãos podem incorporar os ODS nos programas de governo.

Com base no conhecimento sobre a Agenda 2030, diagnóstico da situação do país, planejamento estratégico e nos mecanismos de prestação de contas, a publicação destaca elementos para que os programas de governo estejam orientados a melhorar as condições de vida de todas as pessoas por meio dos ODS.

Para cada ODS são apresentados tópicos para desenvolver ferramentas de promoção de políticas públicas e promover o debate. Com base nos princípios do enfoque inclusivo e participativo, universalidade, apropriação nacional, direitos humanos e de não deixar ninguém para trás, os temas refletem o fortalecimento de ações que dialogam com erradicação da pobreza, crescimento econômico e sustentabilidade ambiental, de forma integrada.

“A proposta é ampliar a conscientização em torno da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável e fazer um chamado para que os programas de governo se alinhem a essa linguagem comum. O texto do documento procurou ser o mais fiel possível à linguagem original dos ODS e suas metas, com a perspectiva não de ser um documento propositivo, mas sim indutivo para formação de alianças com vistas a honrar os objetivos e metas da Agenda 2030″, disse o coordenador-residente do Sistema ONU no Brasil e representante-residente do PNUD no país, Niky Fabiancic. “A Agenda 2030 é de todas e todos. Só será possível cumpri-la se todos os brasileiros e brasileiras se comprometerem a fazer sua parte a cada dia até 2030.”

O documento destaca desafios enfrentados pelo Brasil; estabelecimento de objetivos que integrem as três dimensões do desenvolvimento sustentável (a econômica, a social e a ambiental); prioridades estratégicas e implementação de mecanismos de transparência. “Dessa forma o Sistema ONU no Brasil pretende continuar envidando esforços para contribuir de forma substancial para o devido cumprimento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável”, explicou Fabiancic.

A publicação foi elaborada em parceria com a Rede ODS Brasil e a Prefeitura de Barcarena, com apoio institucional do Instituto Ethos, Rede ODS Universidades, Rede Brasil do Pacto Global e Programa Cidades Sustentáveis.

Clique aqui para baixar a publicação.