Selo é lançado em homenagem aos 150 anos de Mahatma Gandhi

O evento também lançou outro selo celebrando os 70 anos de relação diplomática entre Brasil e Índia

Raquel Pires

Fotos: Eliane Loin

Na última terça-feira (02), o governo indiano através da Embaixada da Índia em parceria com o Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações e os Correios lançaram no Clube Naval, selos que marcam os 70 anos das relações diplomáticas entre Brasil e Índia e os 150 anos do aniversário de nascimento de Mahatma Gandhi. Estiveram presentes no coquetel de lançamento, o Presidente dos Correios Carlos Forter, o Embaixador da Índia no Brasil Ashok Das, o General de Divisão Valério Trindade, do gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República, o Subsecretário-geral Interino da Ásia e do Pacífico do Ministério das Relações Exteriores, Ary Quintella, o Cônsul da Índia em Belo Horizonte, Elson de Gomes Barros Júnior entre outras autoridades e convidados.

O presidente dos Correios Carlos Forter
O presidente dos Correios Carlos Forter

O presidente dos Correios Carlos Forter, enalteceu Mahatma Gandhi e afirmou que buscou conhecer a história do líder pacifista indiano desde muito jovem, assim entendendo seu impacto no mundo. “Quando o embaixador me procurou com a ideia de fazer um selo comemorativo aos 150 anos de Gandhi, foi com muita satisfação que procurei atende-lo da forma mais rápida possível. Por isso é uma satisfação fazer esse lançamento junto com o Governo Indiano e que também celebra a relação entre os países”.

O Embaixador da Índia Ashok Das também discursou e elogiou os ideais pregados por Mahatma Gandhi, que influenciaram toda uma geração. Ele enfatizou progresso que Brasil e Índia vem fazendo ao longo dos anos, inclusive participando de blocos econômicos como o BRICS. “Nossa relação é baseada em entendimento mutuo e vem se fortificando ao longo dos anos através de compromissos bilaterais e multilaterais. Temos semelhanças e buscamos um futuro prospero por meio da nossa parceria”.

O Embaixador da Índia Ashok Das
O Embaixador da Índia Ashok Das

Durante o evento foi exibido um vídeo sobre a história de Gandhi, que é considerado o pai da nação indiana. O líder indiano comandou o maior movimento pacífico do mundo e é lembrado até os dias de hoje. Em reconhecimento às suas contribuições, as Nações Unidas declararam que no dia 2 de outubro, data de seu nascimento, seria celebrado o Dia Internacional da Não Violência. O selo que homenageia Gandhi tem arte de Jamille Sallum e tiragem de 320 mil unidades, e traz a imagem de seu rosto de perfil e a frase: “olho por olho e o mundo acabará cego”, proferida por ele.

IMG_8163Já a arte do selo em homenagem as relações entre Brasil e Índia foi desenvolvida por Lídia Marina Neiva. A ilustradora trabalhou com elementos icônicos dos dois países, que representam a diversidade e as semelhanças entre os dois países ao mesmo tempo. Entre eles, o Taj Mahal, monumento mais conhecido da Índia, em oposição às linhas simples e nobres da Catedral de Brasília. Há também o tigre indiano e a arara brasileira. O centro do selo traz mangas e jacas, populares no Brasil, mas que foram presentes trazidos do da Índia e o caju, que foi levado ao país de Gandhi.

Para fechar o evento, um coquetel foi servido e uma apresentação de músicas indianas foi realizada com Jay Krishna Dasa tocando tâmpura, Lucas de Castro na tábla e Samuel Lila na cítara.

IMG_8286         IMG_8291

IMG_8130         IMG_8140

IMG_8180         IMG_8189

IMG_8201         IMG_8209

IMG_8222         IMG_8325

IMG_8112         IMG_8113

IMG_8114         IMG_8115

IMG_8145         IMG_8275

IMG_8309         IMG_8313

IMG_8333         IMG_8341

IMG_8151         IMG_8152

IMG_8294        IMG_8296