Semana da Língua Alemã começa em todo o Brasil

A abertura do evento aconteceu na sexta-feira (05), no Cine Brasília com a exibição de um filme suíço

Raquel Pires

Com o objetivo de despertar ainda mais o interesse dos brasileiros pelo idioma alemão, as Embaixadas da Alemanha, Áustria, Bélgica, Luxemburgo e Suíça, promovem entre os dias 5 e 14 de abril a 4ª edição da Semana da Língua Alemã. A iniciativa realizará mais de 800 eventos em 74 cidades de todo o Brasil, incluindo exibição de filmes, aulas demonstrativas de alemão, workshops, atividades para crianças e apresentações musicais.

O embaixador da Bélgica, Patrick Herman (à esquerda), o embaixador da Alemanha, Georg Witschel (centro) e o embaixador de Luxemburgo, Carlo Krieger
Os embaixadores da Bélgica, Patrick Herman (à esquerda), da Alemanha, Georg Witschel (centro) e de Luxemburgo, Carlo Krieger

A abertura da Semana foi no Cine Brasília, com a exibição do premiado filme suíço “Afinal, quem inventou o amor? ”, da diretora Kerstin Polte, e “Level Up Your Life”, de Oliver Paulus e Stefan Hillebrand. Para o representante da embaixada da Suíça, o ministro Boris Richard, nada melhor do que iniciar a Semana da Língua Alemã com esses filmes, “que mostram poder da presença feminina em diversas posições”, afirmou.

Ministro Boris Richard, da embaixada da Suíça
Ministro Boris Richard, da embaixada da Suíça

Richard frisou esse ponto em seu discurso na abertura do evento justamente por conta da língua alemã. De acordo com o embaixador, A língua alemã nos mostra o valor da posição feminina e 46% das palavras alemãs começam com o artigo A (DIE), que é feminino. “O restante está divido entre os outros artigos, como o neutro (DAS) e O (DER), que é o masculino”.

A Embaixada da Suíça, que esteve presente na Semana da Francofonia, ocorrida na semana passada, também está promovendo em outubro alguns eventos culturais, como a Semana Della Língua Italiana. O ministro fez piada com o fato e explicou a grande participação da Suíça em evento que promovem as diferentes línguas. “Alguns de vocês podem estar achando que a embaixada quer estar em todos os eventos, pois já estamos aqui nos juntando aos países de língua alemã para este evento. Mas a verdade é que a Suíça é um país multilíngue”, afirmou.

IMG_3836Grande parte da população suíça fala alemão, por volta de 63% segundo Richard. Por isso é importante aprender outras línguas. “Eu, por exemplo, nasci na Suíça francófona e aprendi a língua alemã. Se eu não tivesse aprendido não poderia fazer essa abertura”, comentou.

Mesmo com muitas pessoas que tem preconceitos ou até mesmo medo da língua alemã, conforme contou o ministro, ele admitiu que o alemão não é uma língua simples, pois para quem fala português é mais fácil aprender espanhol ou francês. Porém não é impossível. “Estamos aqui para convencê-los de que o alemão não é a língua mais difícil do mundo e aprender alemão pode ser divertido”.

Richard também frisou que a língua alemã é um idioma vivo e útil, que pode abrir portas nos negócios, estudos, ciência, cultura e até no futebol. “Quase milhões de pessoas falam alemão na Europa. Além disso há milhões de pessoas com origens na língua alemã, muitas delas no Brasil. Portanto esse idioma pode ser um poderoso meio de comunicação”, finalizou.

IMG_3840ALEMÃO EM BRASÍLIA – A programação no Cine Brasília continua até o dia 7 de abril, com a exibição da produção austríaca “Gruber de saída”, do filme suíço “Level up your Life”, e dos filmes alemães “Timm Thaler ou o menino que vendeu seu riso” e “Casting”. A mostra continuará a ser exibida de 9 a 11 de abril no SESC Ceilândia e de 10 a 12 de abril no SESC Taguatinga.

Hoje (06), a ilustradora e desenhista de quadrinhos alemã, Tine Fetz, estará em Brasília e participará às 19h da abertura da exposição de suas obras que incluem ilustrações sobre sua estadia e suas observações no Brasil. Às 18h, ela participará de um bate-papo com artistas brasileiros. A exposição será realizada no SESC 504 e poderá ser visitada até o dia 2 de maio.

IMG_3841Já no dia 9 de abril, às 20h, o público brasiliense poderá participar do concerto com o pianista alemão, Ingo Dannhorn, que tocará ao lado da Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional Claudio Santoro, obras de Beethoven, Brahms e Mendelssohn.

No sábado, 13 de abril, o Goethe-Zentrum promoverá o “Sabadão alemão”. O público vai poder provar cervejas alemãs e pratos típicos como, Bratwurst e Apfelstrudel em food trucks, jogar jogos de tabuleiro populares na Alemanha, além de participar de aulas experimentais e do Speak Dating, roda de bate-papo com nativos em alemão de diferentes nacionalidades e sotaques.

As atividades estão disponíveis no site: www.semanadalinguaalema.com.br

  IMG_3866  IMG_3873 IMG_3876 IMG_3880