Suecos comemoram nessa terça (04) o dia do kanelbulle

A famosa rosca de canela sueca é um clássico das reuniões de café.

kanebulleEm 1999, foi instituído, na Suécia, o dia do kanelbulle (“kanelbullens dag”). É celebrado no dia 4 de outubro, todos os anos. Tornou-se tão popular que até os cerca de 2000 suecos residentes na Nova Zelândia o celebram atualmente.

O kanelbulle (rosca de canela) é panificação mais famosa sueca que consiste de muita manteiga, açúcar, canela e suequice. Trata-se de um bolo criado nos anos 20 do século XX. O seu nome significa, em Português, “bolo de canela”, embora exista um bolo equivalente conhecido como “caracol”, já que tem uma forma em espiral. Foi introduzido numa altura em que existia alguma escassez de ingredientes, em consequência da primeira guerra mundial.

Durante a era de ouro da comida caseira, tais reuniões se tornavam orgias de pães doces de fermento, biscoitinhos, biscoitos recheados, doces e bolos. Essa tradição permanece na Suécia. Se você for convidado para o café na casa de alguém, você sempre terá rosquinha de canela, um biscoito ou uma fatia de bolo. Os suecos até têm uma palavra específica para “café com bolo e conversa”, é o chamado fika [fee-kah] que em significa “uma xícara social de café”. Ou seja, a comida sueca é muito mais do que as icônicas almôndegas e salmão com batatas.

Veja a receita da tradicional do kanelbulle:

Ingredientes

(25 roscas)

35 gr. fermento

100 gr. açúcar

300 ml (1½ xícara) leite

1 ovo

120 gr. de manteiga

1 colher de chá de sal

1 colher de sopa de cardamomo em pó

750 gr. de farinha

Recheio:

100 gr. de manteiga

50 gr. de açúcar

2 colheres de sopa de canela

Cobertura:

1 ovo

2 colheres de sopa de agua

Açúcar pérola

Modo de preparo

Desmanche o fermento em uma tigela e acrescente algumas colheres de leite. Derreta a manteiga e despeje sobre o leite. Adicione o restante dos ingredientes e misture em uma batedeira por 10–15 minutos. Deixe a massa descansar coberta em temperatura ambiente por 30 minutos.

Abra a massa com um rolo de cerca de 3 mm (1/8 polegada) de espessura e 30 cm (12 polegada) de largura. Espalhe a manteiga em temperatura ambiente sobre a massa. Faça uma mistura de açúcar e canela e polvilhe sobre a massa. Abra a massa o mais longo possível e corte em cerca de 25 fatias. Coloque-as com a borda de corte para cima em forminhas de papel. Coloque em uma assadeira e deixe crescer sob uma toalha por cerca de 60 minutos ou até que a massa tenha dobrado de tamanho.

Bata o ovo e a água e passe a mistura cuidadosamente sobre a massa e polvilhe o açúcar pérola por cima.

Asse em forno (220°C/425°F) por cerca de 5–6 minutos. Deixe esfriar.