Tolerância é tema da festa de monarca marroquino

Marrocos46O 19º aniversário da ascensão ao trono do rei do Mohamed VI  foi comemorado na Embaixada do Marrocos em Brasília, na segunda-feira (30/7). O embaixador Nabil Adghoghi e a embaixatriz Siham Belamine receberam cerca de 400 convidados para um jantar onde se celebrou a importante data. Embaixadores, empresários, políticos e jornalistas prestigiaram o evento. No cardápio pratos típicos do país africano como o couscous marroquino e o saboroso carneiro assado. Em sua fala, o embaixador fez uma saudação especial aos cônsules honorários.

Marrocos44“O Marrocos, que é reconhecido hoje como um país de tolerância, de convivência e de respeito, estará sempre comprometido a defender, sob a liderança espiritual de Sua Majestade o Rei Mohammed VI, o verdadeiro Islam, cuja essência e fundamento sempre foram e sempre serão a tolerância, a ponderação, a convivência pacifica e a aceitação do outro”, discursou o embaixador.

Segundo ele, a tradição de tolerância religiosa do Marrocos é uma realidade há mais de 12 séculos e mostra como o país soube manter sua unidade e sua identidade e, ao mesmo tempo, conseguiu desenvolver sua diversidade e sua abertura.

Marrocos51Nabil Adghoghi enfatizou as excelentes relações com o Brasil, em vários aspectos, econômicos, culturais, turísticos e afirmou estar muito feliz com o sucesso da amizade entre os dois países que se reforça a cada dia sendo hoje muito sólidas e importantes. “Nossos dois países dispõem cada um a partir de sua própria trajetória histórica, perspectiva cultural e diversidade humana, de todos os atributos para promover um novo modelo de laços interculturais entre as nações no século XX; modelo que valorize a diversidade e o cosmopolitismo e recusa o isolamento e a exclusão”, disse.

De acordo com o embaixador, o  Marrocos e o Brasil estão mostrando que a diversidade humana é uma força; que a tolerância é a resposta apropriada a todo tipo de xenofobia; e que a aceitação do outro é a postura mais adequada para recusar o protecionismo e o recuo cultural.

Marrocos52A primeira-dama do Distrito Federal Márcia Rollemberg também discursou agradecendo  os marroquinos por terem recebido crianças de uma escola pública do GDF para uma visita á embaixada e indo também visitar a escola. Isso segunda ela, contribui culturalmente para que essas crianças conheçam o mundo através dos embaixadores e diplomatas estrangeiros no Brasil.

Consulados – Minhas saudações vão neste sentido aos Cônsules honorários do Reino do Marrocos no Brasil, Doutor Hilton Pena em São Paulo; Senhor Ardisson Naim Akel em Paraná e o recém nomeado Senhor Wilfredo Gomes em Santa Catarina e no Rio Grande do Sul. Em breve, vamos abrir consulados honorários no Ceara e em Minas Gerais.

Marrocos49Marrocos55Marrocos33Marrocos8 Marrocos9 Marrocos10Marrocos13Marrocos29Marrocos32Marrocos28Marrocos22 Marrocos23 Marrocos24 Marrocos25 Marrocos26 Marrocos27Marrocos35Marrocos63Marrocos58Marrocos57