Toquinho homenageado pelo governo italiano

Cantor recebe condecoração pelos 50 anos de carreira na Embaixada da Itália

Toquinho37Liz Lôbo

Fotos: Eliane Loin

O embaixador Antônio Bernardini promoveu, no dia 12 de abril, na sede diplomática, uma cerimônia festiva para entregar a Toquinho o título de “Grande Ufficiale dell’Ordine della Stella d’Italia” (Grande Oficial da Ordem da Estrela da Itália).

Toquinho5O artista tem uma ligação afetiva com aquele país onde foi morar por um período, em 1968, fugindo da ditadura com o grande amigo Chico Buarque de Holanda. Depois da homenagem, Toquinho cantou algumas de suas célebres melodias como “Uma tarde em Itapuã” e “Aquarela do Brasil” para cerca de 200 convidados.

Toquinho1A condecoração representa um reconhecimento em favor de todos aqueles, italianos no exterior ou estrangeiros que promoveram as relações de amizade e colaboração entre a Itália e outros países. Ela é outorgada pelo Presidente da República Italiana.

Antonio Pecci Filho, conhecido como Toquinho, é um dos grandes mestres do movimento artístico e musical da “Bossa Nova”. Além dos méritos indiscutíveis que fizeram dele um dos músicos mais apreciados do mundo e graça aos quais ele conquistou inúmeros prêmios internacionais, o cantor e compositor contribuiu enormemente para o fortalecimento das relações culturais que unem a Itália e o Brasil.

O embaixador Antônio Bernardini
O embaixador Antônio Bernardini

“Reconhecer o valor de Toquinho, depois de 50 anos que ele começou a trabalhar com a Itália é uma coisa necessária, uma justa homenagem”, declarou o embaixador Bernardini.

Toquinho43Coletiva – Antes da cerimônia, Toquinho concedeu uma entrevista coletiva para jornalistas e blogueiros durante a qual contou sua história de amor pela Itália, das músicas de sucesso, das parcerias e das aventuras com Chico Buarque. “Nós fizemos um show em um castelo para seis pessoas, ninguém conhecia a gente”, relatou.  “Aos poucos fomos conquistando espaço e passamos a colocar brasilidade nas obras de grandes artistas da Itália como Ênio Moriconi”, completou. Toquinho chegou a vender 400 mil discos com “Aquarela do Brasil” na Itália. O cantor disse que faz vários shows em terras italianas todos os anos.

Toquinho35Toquinho13Toquinho28Toquinho25Toquinho22Toquinho26Toquinho16Toquinho19Toquinho17Toquinho18Toquinho34Toquinho33Toquinho5Toquinho3Toquinho41 Toquinho42