Troca da Bandeira inicia comemorações do aniversário de Brasília

Secretaria de Turismo lançou programa “Turismo Cívico: Primeira manhã cívica – Brasília: O Brasil começa aqui”

Secretaria de Turismo ASCOM

Bombeiros descendo o prédio do Congresso Nacional de rapel e em uma tirolesa instalada no alto do monumento. Simulação de um resgate de um helicóptero do Corpo de Bombeiros em plena Praça dos Três Poderes. Esses foram um dos pontos altos da cerimônia da Troca da Bandeira, que ocorreu na manhã desse domingo (7). O evento, organizado pela Casa Militar do GDF e pela Secretaria de Turismo, marcou o início das comemorações dos 59 anos de Brasília. e o lançamento do programa “Turismo Cívico: Primeira manhã cívica – Brasília: O Brasil começa aqui”.

thumbnail_WhatsApp Image 2019-04-07 at 16.39.42 (3)Além dessas apresentações, o público que compareceu à cerimônia, que é realizada todo primeiro domingo do mês, acompanhou de perto a solenidade militar que foi regida pela banda formada por músicos da PMDF e dos Bombeiros e pelos 21 tiros de canhão da bateria Caiena, do 32 º Grupo de Artilharia de Campanha (GAC). Também foram montadas uma exposição de equipamentos e viaturas militares, uma área para food trucks, a BiblioSesc, biblioteca volante com amplo acervo literário, e tendas para proteger a população do sol. As crianças também interagiram com os grupos de teatro Rodovia e Lobo Guará da PMDF. Ônibus da TCB com guias para quem quisesse fazer um circuito turístico gratuito no Eixo Monumental estavam à disposição dos presthumbnail_WhatsApp Image 2019-04-07 at 16.39.42 (6)entes.

A ideia é que o novo modelo seja replicado em todas as próximas cerimônias do GDF e nas comandadas pelas Forças Armadas (Exército, Marinha e Aeronáutica), em novas parcerias. “Vamos consolidar o Turismo Cívico na nossa cidade. Vamos colocar Brasília no lugar que é dela. De capital do nosso país”, enfatizou a secretária de Turismo, Vanessa Mendonça. De acordo com ela, muitos países no mundo investem no Turismo Cívico e atraem milhões de visitantes que querem conhecer o funcionamento político e social de um país e acompanhar trocas de guarda ou de bandeiras. “Washington é um exemplo de que quando investimos em segmentos do turismo aquecemos a economia e geramos empregos. A capital norte-americana recebe mais de 20 milhões de turistas por ano e o Turismo é a sua segunda maior indústria”, enfatizou a secretária de Turismo.

thumbnail_WhatsApp Image 2019-04-07 at 16.39.42 (7)A aposentada e paraibana Marileide de Mello chegou a Brasília há dois dias para assistir um espetáculo na cidade, ficou sabendo do evento e resolveu comparecer. “Fiquei emocionada com a solenidade e vi de perto o quanto que os bombeiros arriscam a vida para salvar as pessoas”. Já a família carioca Stallone, composta por papai, mamãe, vovó e dois filhos, se emocionaram com o evento. “Uma demonstração de civismo e amor à pátria”, falou a matriarca Viviane.

thumbnail_WhatsApp Image 2019-04-07 at 16.39.42A festividade também contou com uma massiva participação de brasilienses. O engenheiro Luiz Mendonça e sua esposa prestigiaram o evento abraçados em uma bandeira do Brasil. Foi a segunda vez que eles participaram da solenidade. O casal Solange e Flávio Rodrigues, que moram na cidade há 50 anos, souberam do evento pelo Instagram e compareceram pela primeira vez na Troca da Bandeira. “Esse é um exemplo de patriotismo que deveria ser mais divulgado”, comentaram.

thumbnail_WhatsApp Image 2019-04-07 at 16.39.42 (8)*Parcerias* –  A Casa Militar e a Secretaria de Turismo contaram com diversos parceiros para a realização do evento. Entre eles, a Secretaria de Educação que organizou a ida de estudantes e o concurso de redação “Brasília no Coração: símbolo da força de um país” entre quatro escolas de gestão compartilhada,a TCB que disponibilizou transporte para as crinaças e ônibus para realizarem o city tour no Eixo Monumental, a Fecomércio (Sesc/DF) que cedeu tendas, alambrados e a unidade móvel BiblioSESC e o Sindicato dos Guias de Turismo do DF (Sindgtur), que disponibilizou guias de turismo oficiais para a realização de roteiros de turismo cívico customizados de acordo com o interesse do público, a Caesb  com fornecimento de água mineral para o público presente durante todo o período do evento e da unidade móvel Expresso Ambiental com temas relacionados ao meio ambiente e a  Associação Braziliense de Food Trucks (ABFT).thumbnail_WhatsApp Image 2019-04-07 at 16.39.42 (5)

O representante do Serviço Social do Comércio (Sesc) Marco Túlio Chaparro destacou que Brasília tem uma vocação turística única e que eles irão trabalhar, em parceria com a Setur-DF, para fomentar o Turismo e com isso aumentar a arrecadação da capital e gerar emprego e renda. “O Sistema S e a Secretaria de Turismo estão sendo parceiros para impulsionar essa atividade em Brasília. Iremos realizar muitos eventos juntos com o objetivo de atrair mais turistas”, frisou.