Turismo brasileiro em Portugal bate recorde em maio

Portugal nunca tinha recebido tantos turistas brasileiros como em maio último. Foi o maior registo mensal de sempre nos hotéis portugueses, segundo dados do INE.

O turismo brasileiro em Portugal manteve em maio uma tendência de subida e alcançou um recorde absoluto, com 202 mil dormidas de turistas brasileiros nos hotéis portugueses. É o registo mensal mais elevado de sempre, segundo a informação divulgada pelo Instituto Nacional de Estatística (INE).As dormidas de cidadãos brasileiros nos hotéis lusos em maio corresponderam a um crescimento de 40,3% face a maio do ano passado, mas tiveram também um aumento substancial relativamente a abril último, que tinha registado 160 mil dormidas.

Em todo o ano 2016 o melhor mês do turismo brasileiro em Portugal tinha sido outubro, com quase 190 mil dormidas, segundo os dados do INE. O ano passado fechou com um total de 1,48 milhões de dormidas de cidadãos brasileiros nos estabelecimentos hoteleiros portugueses, o melhor ano de sempre.Em termos acumulados, no conjunto dos primeiros cinco meses de 2017 as dormidas de brasileiros nos hotéis em Portugal apresentam um crescimento de 55% em relação a 2016.

Brasil é o sexto emissor de turistas estrangeiros – Em maio o Brasil permaneceu como o sexto maior mercado emissor de turistas estrangeiros para Portugal, atrás de Reino Unido (que gerou mais de 1 milhão de dormidas), Alemanha (569 mil), Espanha (266 mil), França (489 mil) e Holanda (255 mil).

Os dados do INE mostram que no total de janeiro a maio os hotéis portugueses contabilizaram 19,4 milhões de dormidas, mais 10,4% face a 2016. As dormidas de turistas portugueses cresceram 6,5%, para 5,1 milhões, enquanto a procura de turistas estrangeiros aumentou 11,8%, para 14,3 milhões de dormidas.As receitas totais da hotelaria em Portugal nos primeiros cinco meses do ano subiram 19,4%, para 1,04 mil milhões de euros, informou o INE.