Workshops ensinam culinária brasileira no Líbano

Centro Cultural Brasil-Líbano em Beirute promove três oficinas com cozinheiros brasileiros a partir desta quarta-feira (11).

Isaura Daniel

Neste mês de julho, o Centro Cultural Brasil-Líbano, que fica em Beirute, promove três workshops de culinária brasileira para interessados em aprender a preparar receitas do País. A primeira oficina ocorre nesta quarta-feira (11) com o chef Michel Hattouni e vai ensinar a fazer escondidinho de carne seca. Os demais workshops serão nas duas próximas quartas-feiras, dias 18 e 25 de julho.

As inscrições estão abertas até se esgotarem as vagas, e devem ser feitas até um dia antes do evento. O custo é de US$ 15 por workshop e a preparação dos pratos é seguida por sua degustação, em um almoço que inclui também bebidas.

O cozinheiro Michel Hattouni, que dará o primeiro workshop, tem um delivery de comida brasileira em Beirute, no qual oferece desde salgados e doces como coxinha, pão de queijo, brigadeiro e mousse de maracujá, até pratos como feijoada e baião de dois.

Todos os cozinheiros dos workshops são brasileiros que moram no Líbano, de acordo com informações dadas à ANBA pelo chefe do setor cultural e educacional da embaixada do Brasil no Líbano, Thiago Oliveira. A embaixada é promotora dos workshops juntamente com o Centro Cultural Brasil-Líbano, que é seu braço para a área cultural.

No dia 18 de julho, é a chef Gilda Silva quem dará a oficina. Ela vai ensinar a preparar frango com catupiry. Gilda, moradora de Beirute, é especialista em comida mineira e atende encomendas de quitutes e outras receitas brasileiras.

No dia 25 de julho, a chef Sawsan Chaheen dará um workshop para o preparo de cuscuz de palmito com atum. Sawsan mora no Vale do Bekaa, onde há comunidade brasileira expressiva, e atua na entrega de comida brasileira, fornecendo desde salgadinhos até refeições.

De acordo com Oliveira, o objetivo dos workshops é promover a culinária brasileira no Líbano. Ele acredita que o público será misto, formado tanto por brasileiros que não têm tanto contato com a culinária e querem aprender a fazer os pratos, quanto por libaneses que têm curiosidade sobre as receitas do Brasil e estrangeiros de outras nacionalidades que não brasileira e que vivem no Líbano.

Os chefs falam árabe, português e inglês.

Serviço

Workshops Pratos Salgados Brasileiros

Dias 11, 18 e 25 de julho de 2018, às 11 horas

Centro Cultural Brasil-Líbano – Beirute – Líbano

Inscrições: US$ 15 (por oficina)

Tel.: + 961 01 322 905