XII Semana da Europa 2016

SinfoSolidária1

Brasília abre nesta sexta-feira (06) a programação com a apresentação da orquestra de Strauss no Sinfonia Solidária

A Orquestra Original Strauss Capelle de Viena fará um concerto único hoje(06), no Teatro Poupex, no Setor Militar Urbano (SMU), às 19h30. Os ingressos variam entre R$80,00 e R$50,00 e podem ser comprados na Bilheteria Digital. Sinfonia Solidária é um projeto de mobilização da sociedade civil através da música de concerto. O evento que têm como objetivo fortalecer a identidade dos Estados-Membros da União Europeia, além de marcar o Dia da Europa, celebrado em 9 de maio.

A apresentação faz parte da turnê da “Sinfonia Solidária”, uma iniciativa que promove concertos da orquestra em prol de instituições de combate ao câncer em jovens e crianças, em uma parceria da Embaixada da Áustria no Brasil e da Prefeitura de Viena. A renda arrecadada pelas bilheterias, das localidades dos shows, será revertida para as entidades. A ação conta com o apoio do projeto Bancorbrás Cultural, da empresa Bancorbrás.

Um dos diferenciais do grupo é o figurino de época – tradição histórica que presta homenagem à bandeira nacional austríaca -, com casacas vermelhas e calças brancas como ordenou o Imperador da Áustria, Franz Josef I, em 1843. Criado pelo patriarca da família de músicos, Johann Strauss, em 1823, o repertório da orquestra reúne algumas das valsas e polcas – ritmo típico da Europa Central – compostas pelos membros da família Strauss. Essa será a quarta vez que o projeto “Sinfonia Solidária” passa pelo Brasil.

Em turnê pelo país, a orquestra se apresenta ainda em Curitiba, no Museu Oscar Niemeyer, dia 08 de maio.  Os músicos já se apresentaram em Goiânia, em Belém, em Manaus. O projeto celebra instituições brasileiras importantes que atuam na luta contra o câncer infanto-juvenil trazendo música de qualidade apresentada por um dos conjuntos mais tradicionais da Áustria, o Strauss Capelle de Viena. A orquestra tocará obras de Imre Kálmán, Franz Lehár, Johann Schrammel e Johann e Eduard Strauss.

Em sua 12ª edição no Brasil ela é promovida desde 2004, pela Associação dos Institutos Culturais e Embaixadas de países da União Européia (EUNIC) Brasil e pela Delegação da União Europeia no Brasil. Atualmente é organizada por uma associação que une 20 países, representados por 24 instituições, e a Delegação da União Européia.

História – O projeto Semana da Europa foi concebido para celebrar o Dia da Europa, comemorado em 9 de maio, para lembrar a paz e a unidade no continente europeu. A data assinala o aniversário da histórica Declaração Schuman, apresentada em Paris, em 1950, que propôs uma nova forma de cooperação política para a Europa. A declaração é considerada o início do que é hoje a União Europeia.

Para o presidente da EUNIC Brasil, Sabine Plattner, o objetivo é estimular, com este evento, a interação entre os países. “Muito além de mostrar os melhores aspectos políticos, culturais e esportivos da Europa unida, a Semana procura promover atividades numa via de mão dupla, com a contribuição cada vez maior de instituições brasileiras”, comenta Plattner.

Através deste encontro serão incentivadas doações e toda a bilheteria será destinada às instituições representativas de cada cidade por onde passará a turnê. O evento (sinfônico) é organizado pela fundação Associação Brasileira de Assistência às Famílias de Crianças Portadoras de Câncer e Hemopatias (ABRACE), que construiu o Hospital Infantil em Brasília e que oferece hospedagem para crianças em tratamento e acompanhantes do Brasil inteiro.

SinfoSolidária

 

Be the first to comment on "XII Semana da Europa 2016"

Leave a comment

Your email address will not be published.


*